Perguntas Frequentes

Há um “conceito leigo” sobre o potencial do LEITE como substância protetora de envenenamentos ou intoxicações, como se fosse um “antídoto universal”, entretanto O LEITE não dispõe de atividade ou potencial antiveneno, nem substitui medidas de tratamento no paciente intoxicado. Em algumas situações o leite pode aumentar ou facilitar a absorção de algumas substâncias pelo organismo.
NÃO. Não amarre o braço ou perna acidentada. O torniquete, ou garrote,dificulta a circulação do sangue, podendo produzir necrose ou gangrena e não impede que o veneno seja absorvido.
Os soros antivenenos (para acidentes com aranhas, cobras, escorpiões e algumas lagartas) estão disponíveis para uso em praticamente todos os municípios do Brasil. Eles estão estocados nos principais Hospitais e Unidades de Atendimento de Urgência. O soro é distribuído pelo Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias de Saúde dos Estado e sua utilização é gratuita.
Mantenha a calma. Entre imediatamente em contato com o plantão de emergência do CIATox mais próximo. Não provoque vômito na vítima a não ser que tenha sido instruído para isso. Se for a um atendimento de emergência leve a embalagem do produto envolvido no acidente tóxico.
As crianças com idade abaixo de 5 anos são as principais vítimas de intoxicações. Crianças são naturalmente curiosas (comem e bebem qualquer coisa). Acidentes nesta faixa etária ocorrem normalmente dentro de casa e com produtos químicos de uso frequente como: medicamentos, limpadores, desinfetantes, solventes, detergentes, produtos de higiene e cosméticos.
NÃO. O cozimento não elimina o veneno de plantas. Como não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas, não coma plantas desconhecidas.
Os produtos de higiene e limpeza estão frequentemente envolvidos em acidentes tóxicos com crianças. A única regra para evitar estes acidentes é manter os produtos longe do alcance das crianças. O ideal é guardá-los em armários altos e fechados.
Os medicamentos são produtos desenvolvidos para curar doenças. Entretanto, quando mal empregados, podem se tornar perigosos. Use somente medicamentos indicados por um médico. Evite tomar medicamentos na frente das crianças, elas gostam de imitar os adultos. Nunca associe medicamentos a guloseimas dizendo que é “balinha” ou “doce”. Mantenha os medicamentos trancados no armário, longe do alcance das crianças.

© 2023 ABRACIT • Desenvolvimento: Untura

Área de Edição