DATATOX

DATATOX

Sistema Brasileiro de Dados de Intoxicações dos Centros de Informação
e Assistência Toxicológica (DATATOX)

Descrição e Histórico do DATATOX

O DATATOX e DATATOX-BI (Business Intelligence) é um sistema informatizado de acesso on-line, utilizado para o registro, acompanhamento, armazenamento, processamento e recuperação dos dados utilizados pelos Centros de Informação e Assistência Toxicológicas no Brasil (CIATox). Tem como objetivo principal documentar detalhadamente os casos de intoxicação atendidos pelos Centros de Informação e Assistência Toxicológica do Brasil (CIATox), serviços reconhecidos no SUS, pela Portaria nº 1678, de 2 de outubro de 2015, como estabelecimentos de saúde integrantes da Rede de Atenção às Urgências e Emergências no âmbito do Sistema Único de Saúde. O DATATOX-BI (Business Intelligence) desenvolvido com base em um sistema Open Source, permite a extração dos dados registrados no DATATOX. O sistema DATATOX é uma interface https://datatox2.abracit.org.br/datatox-2, e o armazenamento está na Central de Governança de dados da UFSC.

Foi desenvolvido pelas equipes do CIATox/SC (inicialmente com a participação do CIT/RS) e do Laboratório de Telemedicina do Instituto Nacional para Convergência Digital (INCoD) na UFSC em parceria com o a ABRACIT. Foi implantado nos Centros em 2014 de forma gradativa.  Contou com o aporte financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), edital 2007; do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), edital de 2012; do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e de bolsas providas pelo Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina. O sistema DATATOX foi desenvolvido para informatizar e qualificar o processo de trabalho dos CIATox. Classifica cada um dos seus usuários (pessoas) de acordo com um ou mais perfis de acesso. (Profissionais de saúde, gestores, pesquisadores). Iniciou seu desenvolvimento em 2008, o maior recurso aplicado foi do PPSUS em 2012. É um sistema em constante aperfeiçoamento e atualização seguindo a evolução das Tecnologias e Sistemas de Informação e já está na versão 2.

O DATATOX contempla uma Ficha de Atendimento de Exposição Humana, Exposição Animal e de Informação. Os campos da ficha e os conceitos foram elaborados a partir das fichas já utilizadas por alguns CIATox, a partir do modelo utilizado pela American Association of Poison Control Centers (AAPCC), o modelo INTOX/IPCS (International Programme on Chemical Safety) e várias reuniões de discussões entre os membros dos CIATox. Além dos modelos de notificação de intoxicações das vigilâncias, tais como o SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e o NOTIVISA (Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária). Estas fichas de atendimento comtemplam abas e campos específicos para diferentes classes de agentes tóxicos.

O banco de agentes ou módulo de agentes classificados em cinco níveis de busca e recuperação é um grande diferencial deste sistema. A inserção de novos agentes ao banco pode ser solicitada dentro do próprio sistema e após revisão são inseridos. No DATATOX é permitido em cada registro, anexar documentos, imagens e registro de evoluções sem limite de tempo. Além disso, apresenta módulos de cadastro de instituições (atualização vinculada ao CNES), cadastro de agentes intoxicantes e empresas fabricantes, cadastro de usuários (por login e senha), cadastro de exames, manifestações clínicas e tratamentos. A pesquisa de pacientes pelo cartão SUS e/ou CPF. A extração de dados é realizada através do DATATOX-BI (Business Intelligence) que foi desenvolvido com base em um sistema Open Source e customizado pela equipe do Laboratório de Telemedicina da UFSC.

Através do DATATOX, é possível os Gestores avaliar a produtividade de cada CIATox, frente a seu papel de matriciamento na qualificação da Assistência Toxicologia nos diferentes serviços e na interface com a vigilância em saúde das intoxicações.

© 2023 ABRACIT • Desenvolvimento: Untura

Área de Edição